Falando sobre a sublimação:
Sublimação é um processo de mudança de fase em que uma substância é tomada diretamente de um sólido para um estado gasoso sem se tornar um líquido no meio. Um exemplo comum de sublimação é o gelo seco.
A pressão desempenha um papel importante na sublimação porque tem um impacto direto na temperatura à qual uma substância sofre uma alteração de fase sublimatica. Por exemplo, se as condições de pressão em torno da água ficam suficientemente baixas, ocorre um ponto triplo, onde a substância existe em quantidades iguais nos três estados. Sublimação de água ocorrerá abaixo do ponto triplo. Diferentes substâncias têm diferentes pontos triplos de sublimação.
Quando algo sólido se transforma em gás sem primeiro se tornar líquido, isso é sublimação. Quando a camada superficial de neve ou gelo se transforma em névoa ou vapor sem derreter, este é um exemplo de sublimação.
Definição de sublimação:
Sublimação é um processo de mudança de fase em que uma substância é tomada diretamente de um sólido para um estado gasoso sem se tornar um líquido no meio. Um exemplo comum de sublimação é o gelo seco.
A pressão desempenha um papel importante na sublimação porque tem um impacto direto na temperatura à qual uma substância sofre uma alteração de fase. Por exemplo, se as condições de pressão em torno da água ficam suficientemente baixas, ocorre um ponto triplo, onde a substância existe em quantidades iguais nos três estados. Sublimação de água ocorrerá abaixo do ponto triplo. Diferentes substâncias têm diferentes pontos triplos.
Quando algo sólido se transforma em gás sem primeiro se tornar líquido, isso é sublimação. Quando a camada superficial de neve ou gelo se transforma em névoa ou vapor sem derreter, este é um exemplo de sublimação.
Sublimação em Química é uma mudança diretamente do estado sólido para o estado gasoso sem se tornar líquido.
Em resumo: A Sublimação, fenômeno que só ocorre em determinados materias, consiste na passagem de um material do estado sólido ao estado gasoso (e vice-versa) sem que passe pelo estado líquido.
A sublimação têxtil inserida no polo industrial têxtil de Brusque:
Brusque é muito conhecida por suas fábricas de tecidos e lojas de roupas que vendem no atacado e varejo.
Localizada no Vale Europeu e ponto de encontro de lojistas de todo o Brasil, a cidade é conhecida por ser pioneira na fabricação de tecidos, e chamada por muitos de Capital da Indústria Têxtil.
vejamos abaixo por que a cidade de Brusque é um dos maiores polos brasileiros na fabricação de tecidos
Brusque tem cerca de 134 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do IBGE, feita em 2019. A cidade fica a 108 quilômetros da Capital, Florianópolis, e é destino turístico de muitos visitantes, tanto pelas suas belezas arquitetônicas e naturais, quanto pelas peculiaridades gastronômicas.
Brusque é colonizada, em maior parte, por alemães,que chegaram à região por volta de 1860. Consta que em julho daquele ano, desembarcaram em Itajaí a primeira leva de 55 colonos e alemães, junto do austríaco Barão Von Schneeburg.
A cidade guarda heranças das colonizações alemã, italiana e polonesa. Mas Brusque também é uma mistura de outras colonizações, como irlandeses, britânicos, italianos e poloneses.
Foram inclusive alguns polacos que trouxeram à cidade técnicas de tecelagem e fundaram as primeiras fábricas na cidade, de que falaremos disso mais adiante.
Brusque é considerada uma das dez maiores economias de Santa Catarina – ocupando a posição 184 entre as cidades brasileiras. Gerando grande qualidade de vida.
Mas não é só isso. Os seus moradores sentem a segurança de viver na cidade que tem um dos mais altos índices de desenvolvimento humano do Brasil – está na posição 56 entre os mais de 5.500 municípios, e com um alto investimento na educação.
Além disso ela é uma das cidades mais seguras para se viver, já que, de acordo com uma pesquisa do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ela é a cidade mais pacífica do Brasil.
Os dados levam em conta cidades com mais de 100 mil habitantes e com menor taxa de homicídio. Em 2016, a taxa de assassinatos do ano inteiro em Brusque teve uma média de 4,8 a cada mil moradores. Essa média está quase oito vezes menor do que a média nacional dos homicídios.
Mas o que faz de Brusque realmente um destaque é o seu potencial em vendas de vestuário e tecidos, com preços direto de fábrica, resultado do seu pioneirismo no ramo, e com uma variedade imensa para quem trabalha no ramo.
O carro-chefe da economia local de Brusque é justamente o motivo pelo qual ela é conhecida no Brasil todo: a indústria têxtil. Foi lá, inclusive, que nasceu uma das consagradas marcas de vestuário como a Colcci.
A grande loja de departamentos Havan também nasceu em Brusque, fundada como uma pequena loja de atacado de tecidos. Hoje é uma das maiores no ramo de departamento do país.
Mas Brusque também é conhecida como referência no setor metal-mecânico. Peças produzidas por lá são responsáveis pelo funcionamento de veículos automotivos, equipamentos eletromecânicos e serviços metalúrgicos.
Foi lá também que se originaram as primeiras geladeiras da marca Consul, em 1945. Ainda em Brusque foram criadas as urnas eletrônicas, responsáveis pelo processo modernizado de votação que temos no Brasil hoje.
A cidade está listada entre as cidades catarinenses do ranking da Revista Exame entre as 100 melhores cidades para investir em negócios.
Este estudo analisou 28 indicadores que analisam, sobretudo, perfil sociodemográfico, econômico, saúde, educação, perfil financeiro, transporte e infraestrutura.
De acordo com informações do IBGE, Brusque tem hoje o 35º PIB do Estado de Santa Catarina.
Brusque é um dos maiores polos da indústria têxtil no Brasil
Brusque foi colonizada por alemães, mas também recebeu britânicos, italianos, irlandeses e poloneses. E o final do século 19 foi marcado pela chegada de imigrantes poloneses em Brusque.
Imigrantes eram profissionais que vinham da indústria têxtil e vinham de importantes centros têxteis da Polônia.
Trazendo seus teares manuais, foram os poloneses os responsáveis pelo pioneirismo da indústria têxtil na região. Eles tiveram uma grande contribuição para que mais tarde a cidade fosse chamada de Berço da Fiação Catarinense.
Por causa disso Brusque é uma das cidades mais estruturadas para quem quer fazer compras, especialmente roupas e tecidos.
Este mercado impulsionou a criação de uma estrutura com diversos centros comerciais, que transformam a cidade em uma grande distribuidora de moda a pronta entrega, atraindo compradores de todo o país.
São cerca de 9 mil empresas de indústria têxtil e 1.230 fábricas de tecidos instaladas, que geram milhares de empregos no município.
Entre os destaques, Brusque conta com o Stop Shop, um grande polo têxtil que recebe todos os dias milhares de atacadistas, que encontram lá preços acessíveis e produtos de alta qualidade.
Conhecido como o ninho da moda, o shopping tem mais de 160 lojas com os mais variados estilos e segmentos.
Outro destaque é a FIP, que conta com mais de 200 lojas e vendas no atacado e varejo. As opções vão desde moda feminina e masculina, infantil, calçados, acessórios, cama, mesa e banho.
Os shoppings atacadistas na Rodovia Ivo Silveira também são muito procurados, e a sede da Havan também se encontra em Brusque.
A estamparia digital textil e suas aplicações:
A tecnologia vem marcando esta era. Isso vem causando efeitos em praticamente todos os setores, especialmente o têxtil. Um exemplo disso é a aplicação da estamparia digital como uma alternativa mais sustentável e econômica.
As técnicas de confecção de artigos de moda sempre evoluem com o passar do tempo. No caso das estampas, o processo manual foi substituído por um modelo mais prático, conhecido como silk-screen, que, por sua vez, deu lugar à estamparia rotativa.
No momento, os meios digitais sendo usados para estampar itens vêm ganhando mais atenção devido ao fato de serem mais ecologicamente viáveis, rápidos e aumentam a produtividade. Por isso, montamos este artigo para falar mais sobre esse assunto. Confira!
Tecidos da estamparia digital e da sublimação digital têxtil:
O processo de estampagem convencional utiliza de telas ou cilindros para reproduzir uma imagem no tecido. Esses métodos contam com o uso de diversos itens que são descartáveis, além da química nas tintas, que contaminam o ambiente.
Sendo assim, além de demandar muitos litros de água e de energia para a produção, a técnica tradicional ainda gera um enorme número de resíduos e muitos deles são efetivamente poluentes, mostrando-se como uma alternativa pouco sustentável.
Em contrapartida, surge a estamparia digital, que consegue solucionar muitos desses principais problemas apenas com o uso da tecnologia. O material usado na coloração gera menos resíduos e o procedimento é muito mais rápido, beneficiando a agilidade e produtividade da indústria têxtil.
Inovações no mercado e a presença da sublimação digital têxtil
A inovação faz parte da evolução da indústria têxtil. Desde a Revolução Industrial, é possível perceber como os avanços tecnológicos tiveram participação especial no desenvolvimento desse setor, e o contexto não é diferente atualmente.
O segmento da moda sempre está atento às novidades digitais, seja por meio de máquinas ou por sistemas que facilitem o trabalho e tragam inovação às obras. As impressões a jato são um ótimo exemplo disso.
A estamparia digital usa essa ferramenta para reproduzir as imagens. Isso faz com que a velocidade seja várias vezes maior. Esse método foi aprimorado ao longo do tempo e, hoje em dia, produz apenas resíduos relativos à limpeza das cabeças de impressão.
Sendo assim, existe uma economia sustentável que são benéficas para quaisquer empresas. Água, energia e despesas com descartes de lixo não se fazem mais necessários no mesmo nível que na estamparia tradicional, podendo aumentar a lucratividade do negócio e, até mesmo, reduzir o preço de comercialização, o que atrai novos clientes.
Além do mais, essa redução de gastos também favorece o meio ambiente. Como o planeta se encontra em um alto estado de degradação, primordialmente por ação antrópica, é importante que as empresas demonstrem responsabilidade socioambiental. O uso de inovações para diminuir os impactos na natureza é muito bem-visto.
Tecnologias envolvidas
Desde 2015, estão sendo desenvolvidas tecnologias capazes de utilizar jatos de tinta em alta velocidade. Essa ferramenta viria a promover uma nova era na indústria têxtil, mostrando como é possível evoluir e trabalhar assertivamente com os meios digitais.
Com a praticidade comercial, técnica, ambiental e econômica, essas impressoras foram cada vez mais requisitadas por todo o mundo, sendo produzidas na região europeia. Elas são capazes de estampar, aproximadamente, 30 metros de tecido a cada minuto, ganhando tempo para realizar um acabamento mais detalhado.
Além do mais, a nanotecnologia também está sendo inserida nesse contexto, potencializando a qualidade dos produtos. Como resultado, tem-se itens como revestimentos com filtro solar e de raios UV, tecidos inteligentes, antimosquitos, antiodor, antibactericida, entre vários outros.
Futuro da estamparia Digital
Com os diversos benefícios que o uso de impressoras digitais para a estampagem de tecidos apresenta, estima-se que, em breve, grande parte das indústrias passarão a optar por esse meio de produção, substituindo os convencionais.
Como visto, são diversas as vantagens adquiridas ao optar pela inclusão da tecnologia nas estamparias, o que torna evidente a sua necessidade de implementação em um negócio de sucesso, visto que logo as técnicas conhecidas se tornarão obsoletas.
Estamparia Têxtil e seus benefícios
A indústria têxtil está adentrando em um cenário otimista frente às inovações. De fato, o investimento na digitalização ou automação dos processos pode ser alto, na maioria dos casos. No entanto, geralmente, o índice de retorno ultrapassa a taxa de custo, apontando um ótimo motivo para passar a investir nessas ferramentas.
Ainda que tudo isso não proporcione a diminuição definitiva de danos, aceitar essa evolução traz inúmeros benefícios para a empresa do setor. Dentre eles, pode-se citar:
· maior velocidade na produção, logo, o aumento da produtividade;
· contribuição para uma moda mais sustentável e com considerável redução no impacto ao meio ambiente;
· aumento da lucratividade dos produtos, devido às inovações usadas e à praticidade de produção;
· redução de custos com água, energia, lixo, material, entre outros.
Além disso, é importante considerar que todas essas técnicas estão em constante desenvolvimento. Dessa maneira, os problemas que ainda apresentam podem ser rapidamente resolvidos, em bem pouco tempo. Ou seja, ainda que causem impacto moderado e não sejam totalmente eco-friendly, o método se prova mais conveniente que a estamparia tradicional.
Sendo assim, apostar em uma estamparia digital em sua indústria têxtil é fazer da tecnologia a sua maior aliada e, dessa forma, conseguir destaque no mercado , tanto pelo comprometimento com o meio ambiente quanto com o aumento da qualidade do seu produto.