Trabalhar com estamparia por sublimação requer bastante planejamento, seja na hora de comprar o material, seja nos cuidados no momento de realizar o trabalho. Tudo deve ser minuciosamente pesquisado e testado antes para que o processo de transfer sublimático fique bem-feito e sem erros. É importante também saber qual o tecido correto a ser utilizado, para que não haja perdas desnecessárias. Mas afinal, qual é o tecido ideal para sublimação de tecidos?

O uso da impressora, da tinta sublimática correta são essenciais para que o trabalho de sublimação seja bem-feito, mas não menos importante é saber que tipo de tecido usar. Muitos pensam que apenas o tecido 100% poliéster para sublimação é o que deve ser usado neste processo. Embora estes sejam os mais aconselhados, além deles existem também outros tipos de tecido que vale ser utilizados. Tecidos mistos que tenham no mínimo 60% de fibras sintéticas, com o poliéster e a poliamida na sua composição possuem ótimo rendimento e vale testar no transfer sublimático textil digital.

  • Poliéster+ Algodão – PA
  • Poliester+ Elastano
  • Poliester+ Viscose – PV
  • Lycra de Poliéster

Outros tecidos também podem receber estampas sublimáticas: é o caso do Helanca light, Tactel, Oxford, Cetim, Microfibra, Organza, Musseline e o Crepe.

Os tecidos para sublimação podem ser classificados em categorias conforme o percentual de poliéster em sua composição. Porém, todos devem respeitar o mínimo de 50% desta composição. Neste casos, podemos levar em conta que quanto maior a porcentagem de poliéster no tecido sublimado, melhor a qualidade da estampa, ou seja, a estampa digital vai ficar mais vibrante e com maior definição nos detalhes da estampa têxtil.

Os tecidos que serão sublimados devem ter o acabamento adequado, ou seja, após a sua fabricação em tecelagem essa informação deverá ser passada para as tinturarias que irão preparar o tecido para receber a tinta durante o processo de sublimação.

Solicite seu orçamento e conheça nossas exclusivas estampas digitais. Ynovacor Sublimação Têxtil e Transfer Sublimáticos – Brusque – SC