Atualmente, muitas pessoas têm procurado diversas formas de diferenciar suas peças através das estampas exclusiva. Conhecer os métodos de estamparia pode ser uma ótima opção! Existem alguns tipos de estamparia para se trabalhar, basta escolher a que pode dar mais retorno e agilidade ao seu negócio.

SILK SCREEN

Também conhecido como Serigrafia, o Silk Screen é uma técnica feita por meio da impressão por telas ou quadros e utiliza tintas para tecido. Essa é uma das técnicas mais conhecidas e antigas de estamparia, e com ela você poderá criar diversas texturas e efeitos.

O Silk Screen é feito com a aplicação de tinta em uma tela de nylon perfurada e transferida para o tecido por meio dos furos na tela. Como não existe restrição de quantidade de cor, quanto mais cores o desenho tiver, mais caro o custo da estampa, pois é necessária uma tela diferente para cada cor. Esse método geralmente é utilizado para estampar sobre tecidos de algodão.

SUBLIMAÇÃO

Esse é um dos tipos de estamparia que apresentam os menores custos, além de ser muito bastante ágil. Com a sublimação você consegue imprimir a imagem ou estampa que quiser, com várias cores e em qualquer área. Na sublimação, o desenho é impresso com uma tinta especial em um papel desenvolvido próprio para a técnica, com o auxílio de uma prensa quente ou calandra para sublimação.

Também pode ser utilizado a impressão direta para estamparia digital, ambas as técnicas utilizam preparações e métodos particulares conforme a base utilizada.

TRANSFER

É uma das técnicas mais usadas e ocorre por meio da passagem de uma imagem impressa em uma impressora no papel que dá nome ao método, transfer. Por meio da pressão e do calor, a imagem é transferida para o material desejado.

Vários objetos podem ser estampados com este método, como tecidos, bonés, camisetas, mouse pads, jogos americanos etc. Você consegue produzir sem quantidade mínima a um custo mais baixo.

ESTAMPARIA ROTATIVA OU CONVENCIONAL

Estamparia rotativa é a solução para a produção de volumes maiores e também permite combinar diferentes técnicas e processos para obter efeitos nos tecidos. Entre eles, sombra e gradação de cor, efeitos esfumaçados, borrados e devorados.

Na estamparia rotativa é possível utilizar até 16 cores por estampa. Esse tipo de estampa é feito com cilindros metálicos, e por meio de suas perfurações a tinta passa e fixa no tecido.

TIPOS DE ESTAMPAS

Existem três tipos de estampas: estampas localizadas, as estampas rotativas e as estampas digitais. A estampa localizada é produzida através de um conjunto de técnicas, como as descritas anteriormente, e geralmente estão fixas em um determinado local da peça.

Já a estampa rotativa é a que preenche boa parte do tecido. São sequências de padrões como folhas, pássaros, flores etc. Comparada à estampa digital, a rotativa tem um valor mais alto. No entanto, quanto maior for o volume produzido, mais barato será. Esse tipo de estampa é feito com cilindros metálicos, e por meio de suas perfurações a tinta passa e fixa no tecido. Muitas estampas têm no máximo três cores, pois quanto mais cores uma estampa tiver, mais caro será para fabricá-la.

Um outro tipo de estampa é a digital, na qual é utilizada uma tecnologia específica. Ela nada mais é do que a impressão direta na superfície do tecido. É incomparável às outras em relação a cores e perfeição do desenho.

São vários os tipos de estamparia, basta analisar qual ou quais você gostaria de trabalhar e assim diferenciar suas peças, tecidos e coleções.

Solicite seu orçamento e conheça nossas exclusivas estampas digitais. Ynovacor Sublimação Têxtil e Transfer Sublimáticos – Brusque – SC