Muito utilizado na sublimação têxtil, o tecido poliéster é um dos mais populares do Brasil. Resistente a vincos, possui alta durabilidade e é ótimo para estampa digital e transfer sublimação, ele tem diversas vantagens para quem trabalha com tecidos estampados e confecção.

Embora os tecidos naturais sejam mais frescos, o poliéster traz muitos benefícios para quem procura por qualidade, praticidade e durabilidade.

O que é o tecido poliéster?

O poliéster é um fio que vem do petróleo. Além de reter a cor e a vivacidade da estampa, ele não precisava ser engomado, o que facilitava a vida do trabalhador comum e da dona de casa.

No entanto, é preciso lembrar que o tecido poliéster produzido atualmente é muito diferente do lançado anos atrás. Hoje, ele mantém as qualidades da época, mas é mais fino, leve e pode ser misturado com fibras naturais para trazer frescor e um toque mais macio.

Quais as vantagens do tecido poliéster?

O poliéster não fura ou desfia com facilidade, tornando a peça com mais durabilidade e exige menos cuidados em comparação com roupas de tecidos naturais, por esta razão, o poliéster, que confere conforto e resistência às peças.

O tecido polyester também apresenta menos encolhimento após lavagem e não amassa com facilidade. Essa é uma característica altamente vantajosa para roupas de trabalho que necessitam de visual intacto, sem aquela aparência amarrotada dos tecidos naturais.

Facilidade na secagem

O poliéster seca rapidamente e por isso é muito indicado como tecidos para fitness e moda praia, para confeccionar biquínis, sungas e maiôs. Essa rapidez na secagem não se reflete apenas com a água, em exercícios físicos, por exemplo, ele não retém o suor, e também possibilita dar muita vida e cor as estampas.

Retenção de cor

É muito comum que tecidos naturais percam a cor com a lavagem, é por isso que, muitas vezes, suas fibras são misturadas aos sintéticos. O tecido poliéster consegue reter o tingimento e os corantes da estampa digital por muito mais tempo mesmo exposto à radiação solar, dando aquela impressão de peça nova e a estampa sempre viva e definida, o que torna muito indicado para a linha de estampas beach e é essa característica que agrega qualidade à sua marca, já que o consumidor final associa a retenção da cor à durabilidade, seja da cor ou da estampa digital.

Reciclável

Ainda que sua matéria-prima seja o petróleo, substância não renovável, o poliéster é totalmente reciclável. Lembre-se que o poliéster é plástico, e assim como as garrafas PET pode ser convertida para diversos usos. Contudo, é comum a mistura de outras fibras naturais nos tecidos de poliéster para conferir maior leveza às roupas.

Solicite seu orçamento e conheça nossas exclusivas estampas digitais.

Ynovacor Sublimação Têxtil e Transfer Sublimáticos – Brusque – SC